.
Postado em: 18/01/2022
Teve início na manhã desta terça-feira (18) a imunização de crianças com idades entre 5 e 11 anos contra a Covid-19. Em uma cerimônia simbólica, realizada na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Patrocínio, a primeira criança a receber a dose pediátrica da vacina produzida pela Pfizer foi Kamilly Vitória de Oliveira Silva, 11 anos, aluna da instituição e possui deficiência permanente.
Segundo a mãe de Kamilly Vitória, Gisleny Aparecida de Oliveira, ela não esperava que sua filha fosse a primeira a ser imunizada e ao receber a notícia, foi um momento de emoção, pois para ela a vacinação é uma oportunidade a mais para as crianças sobreviverem ao coronavírus.
“Sou a favor da vacinação, todo mundo tinha que ter essa oportunidade. A gente perdeu muitas pessoas conhecidas, amigos que não tiveram essa chance, então, sou favor sim. […] A gente tem que agradecer a Deus por essa oportunidade. Dez anos já que ela está na APAE. A melhor coisa que tem na vida da Kamilly é a APAE, eu sempre falo que tudo que tenho que agradecer na minha vida é à APAE na nossa vida e tudo que ela sabe, que ela faz, ela aprendeu foi aqui”, afirmou emocionada Gisleny Aparecida de Oliveira.
Na oportunidade, o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Eduardo Salomão, informou que a partir da tarde desta terça-feira (18), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) iniciarão a vacinação.
“O município recebeu, por meio da Gerência Regional de Saúde de Uberlândia, 470 doses da vacina Pfizer, distribuídas nas unidades de saúde, sendo cada equipe responsável por realizar o agendamento das crianças, tendo como critério por idade em ordem decrescente. […] A expectativa é que o município vai receber mais dose ainda esta semana. Temos notícias pela nossa Gerência Regional, que a Secretaria Estadual de Saúde recebeu na manhã de hoje mais uma quantidade de 12.600 doses lá em Belo Horizonte. Acreditamos que cheguem aqui em Patrocínio até na próxima quinta-feira para a gente dar a sequência”, informou o Secretário.
Para o Presidente da APAE de Patrocínio, Dr. Fernando Bernardes, este foi um momento muito emocionante e esta atitude mostrou o compromisso do Governo Municipal com a criança excepcional e com a instituição.
“A gente fica muito sensibilizado com toda situação, é muito esperado para instituição. Quase todos os usuários estavam imunizados e faltava ainda os com idade até os 11 anos. Então, a gente fica muito feliz e realmente sensibilizado com toda a situação. […] Sem dúvida nenhuma sou a favor da vacinação, não há dúvida alguma de que as crianças devem ser imunizados. Aliás, é um dever dos pais de imunizarem as crianças deles”, pontuou.
A Coordenadora de Saúde da APAE Patrocínio, Nelma do Carmo Fernandes Borges, também disse que este é um marco muito importante. Isto se deve, porque com a proteção das crianças as famílias terão mais segurança, principalmente, as crianças especiais que por terem maior contato com suas famílias possuem um risco maior de contraírem a Covid-19.
“Com essa iniciativa dará uma cobertura maior, principalmente para as pessoas que tem deficiência. A gente sabe que o contato devido à manipulação é muito maior, então isso é um ganho e tanto, porque trará maior segurança principalmente para as famílias e, além de tudo, a proteção para essa faixa etária toda”, concluiu.
Como o Secretário havia informado em entrevista à Módulo FM nesta segunda-feira (17), nesta fase as crianças serão vacinadas nas UBS de referência, onde as enfermeiras responsáveis já fizeram listas com a ordem das crianças. Portanto, é importante que os pais que ainda não fizeram o cadastro de seus filhos nas Unidades Básicas que o efetue para auxiliar as equipes no controle das imunizações.
Stéfany Dias/Janio Luiz – Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram