Sistema permite consulta de débitos e pagamento do imposto e taxas de licenciamento com mais praticidade e transparência
Postado em: 06/09/2024
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), lançou nesta quinta-feira (5) o IPVA Digital, uma nova plataforma que promete facilitar o pagamento de tributos de veículos no estado. A novidade pode ser acessada no endereço veiculosmg.fazenda.mg.gov.br e oferece uma navegação simplificada para que os proprietários de veículos possam consultar e pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV).
Com o IPVA Digital, ao inserir o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), os usuários têm acesso a todos os débitos do veículo em uma única tela, o que aumenta a transparência e facilita o processo. O sistema também permite a emissão de comprovantes de pagamento e está conectado em tempo real à Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET), garantindo atualizações imediatas sobre pendências tributárias.
Uma das principais inovações é a possibilidade de reunir todos os tributos pelo CPF do proprietário, permitindo a consulta e o pagamento de até dez veículos em um só lugar. O pagamento pode ser feito através do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) ou via Pix.
A plataforma, que inicialmente atende pessoas físicas, será futuramente estendida para pessoas jurídicas, e novas funcionalidades serão incorporadas para aprimorar ainda mais o sistema.
⌨️ Por André Luiz Costa | Módulo FM com Agência Minas
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil