Por André Luiz Costa | Módulo FM com Agência Minas
Postado em: 12/12/2024
Se o governador Romeu Zema sancionar a lei, a partir de 2025, os mineiros passarão a pagar o IPVA em fevereiro, em vez de janeiro, como ocorre atualmente. A mudança está prevista no Projeto de Lei (PL) 1.336/15, aprovado em 2º turno pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quinta-feira (12).
De autoria do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT) [foto], o projeto prevê o recolhimento do imposto em até três parcelas. Uma emenda apresentada pelo deputado Ulysses Gomes (PT) garante que a mudança já entre em vigor no próximo ano, caso sancionada pelo governador Romeu, que tem até 20 dias para analisar o texto.
Além disso, o substitutivo nº 1 do projeto inclui medidas para agilizar a regularização de débitos do IPVA. Proprietários poderão quitar pendências diretamente em fiscalizações, evitando a remoção do veículo em casos de irregularidades relacionadas apenas ao pagamento. Outra medida prevê a comunicação imediata do pagamento à Advocacia-Geral do Estado (AGE), com exclusão do nome do contribuinte de cadastros de proteção ao crédito.
A proposta também mantém a obrigatoriedade de pagamento em janeiro para locadoras de veículos, após rejeição de uma emenda que buscava alterar essa regra.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAcidente na BR-365 deixa uma vítima fatal próximo a Patos de Minas
PIB de Minas cresce 1,1% no 3º trimestre e agropecuária puxa resultado
Secretaria de Saúde inicia vacinação contra bronquiolite para gestantes a partir de 28 semanas
Operação da PM prende cinco pessoas por furto e comércio ilegal de arma de fogo em Patrocínio
Casal é preso por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar em Patrocínio