Sind-UTE promove mobilização contra escolas cívico-militares; quatro unidades de Patrocínio estão na lista

Sind-UTE promove mobilização contra escolas cívico-militares; quatro unidades de Patrocínio estão na lista

Da redação da Módulo FM

Texto:

Postado em: 03/07/2025

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) realiza nesta quinta-feira (3) uma mobilização contra a decisão do governo de Romeu Zema de expandir o modelo de Escolas Cívico-Militares para mais de 700 unidades em todo o estado.

De acordo com o sindicato, essa proposta enfraquece os projetos pedagógicos e retira a autonomia das comunidades escolares, ao impor uma lógica hierárquica e autoritária conduzida por militares sem formação educacional. O Sind-UTE afirma que a medida desconsidera as reais necessidades de alunos, famílias e profissionais da educação.

A mobilização acontecerá por meio de uma Assembleia Geral Emergencial, marcada para as 18h30, de forma virtual, pela plataforma Google Meet. O encontro reunirá educadores e apoiadores da educação pública que se colocam contra a iniciativa do governo estadual.

O município de Patrocínio está diretamente envolvido no contexto, já que quatro escolas estaduais da cidade foram pré-selecionadas para aderirem ao modelo cívico-militar: Escola Estadual Professora Ormy Araújo Amaral, Escola Estadual José Eduardo Aquino, Escola Estadual Dom Lustosa e Escola Estadual Irmã Gislene.

A implantação das escolas cívico-militares em Minas Gerais ocorre por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e o Corpo de Bombeiros Militar. O processo inclui a seleção das escolas, consulta à comunidade escolar, adequação do regimento e do projeto pedagógico, capacitação dos militares que atuarão nas unidades e início da gestão compartilhada, com foco em disciplina, civismo e formação cidadã.

As informações são de uma fonte da Secretaria de Educação do Estado, acrescentando que as escolas de Patrocínio devem ser convocadas até 18 de julho para reuniões sobre as mudanças. Se aprovado, o modelo cívico-militar pode começar no próximo ano letivo.

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram