Da redação da Módulo FM
Postado em: 31/10/2025
A Região do Cerrado Mineiro comemora 20 anos do reconhecimento da sua Indicação Geográfica (IG) com participação especial na Semana Internacional do Café (SIC) 2025, que acontece de 4 a 7 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).
Com apoio das cooperativas Carmocer, Carpec, Coocacer Araguari, Coopadap, Expocacer e MonteCCer, o estande da região vai oferecer experiências sensoriais e apresentar inovações na avaliação de cafés.
O público poderá participar de sessões diárias de cupping, às 11h, 14h e 16h, com cooperativas e campeões do 13º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, que estreia a categoria “Doce Cerrado Mineiro”. Os cafés dessa categoria serão avaliados pelo Coffee Value Assessment (CVA), método criado pela Specialty Coffee Association (SCA). É a primeira vez que o protocolo é usado oficialmente em um prêmio no Brasil.
De acordo com Juliano Tarabal, diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, a adoção do CVA e os 20 anos da IG reforçam o compromisso da região com a inovação e a valorização da origem.
Reconhecida pelo INPI em 2005 como Indicação de Procedência e em 2013 como Denominação de Origem, a Região do Cerrado Mineiro foi a primeira do país a conquistar esse nível de certificação para cafés.
A SIC 2025 terá o tema “Café em Transformação – Inovação, Sustentabilidade e Oferta do Mercado Global”, com 240 expositores, expectativa de 25 mil visitantes e R$ 150 milhões em negócios.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram