Por Gabriela Rabelo e Jânio Luiz | Módulo FM
Postado em: 01/08/2025
Foi lançada na manhã desta sexta-feira (1º) a Operação Agosto Lilás, uma campanha nacional de enfrentamento à violência doméstica. Em Patrocínio, a mobilização contou com presença da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica da Polícia Militar, que deu início às ações na área central da cidade.
Segundo o sargento Ítalo, a campanha tem como foco a conscientização da sociedade e o incentivo à denúncia. “Apesar de ser um crime muitas vezes silencioso, a violência doméstica aflige de forma profunda a nossa comunidade. Trabalhamos para que a denúncia chegue e para que as vítimas saibam que há uma rede preparada para acolher e atuar com eficácia”, afirmou.
O militar destacou ainda que, mesmo com uma leve redução de pouco mais de 1% nos registros em relação ao ano passado, o trabalho de prevenção permanece constante. Além do atendimento direto às ocorrências, a Polícia Militar promove capacitações internas e externas sobre o tema, por meio de palestras em escolas, empresas e instituições.
A operação será estendida a distritos e comunidades rurais do município. Estão previstas, ao longo do mês, diversas ações em parceria com a rede de enfrentamento à violência doméstica. Entre elas, uma mobilização no centro da cidade no dia 9 e uma passeata no dia 30, que sairá da Praça da Bíblia em direção à Praça Santa Luzia.
A população pode colaborar com a campanha por meio de denúncias. Casos em andamento devem ser comunicados pelo 190. Já denúncias anônimas podem ser feitas pelo 181 ou pelo número 180, Central de Atendimento à Mulher.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramPatrocínio realiza campanha de atualização da caderneta de vacinação e Dia D será em 18/10
Feirão de Empregos será realizado em Patrocínio no dia 9 de outubro
Prefeitura de Patrocínio abre credenciamento para serviços de recreação infantil
Bazar solidário será realizado em Santa Luzia dos Barros neste sábado
Minas segue sem registros de intoxicação por metanol, alerta SES-MG