Por Juliano Resende
Postado em: 15/06/2023
No início da tarde desta quinta-feira (14/06), a equipe de combate a incêndios do Corpo de Bombeiros foi acionada para controlar um incêndio de grandes proporções na copa e superfície no bairro Nações, em Patrocínio. A área afetada é principalmente composta por pastagens e cerrado, representando um desafio adicional para os bombeiros.
O incêndio se espalhou rapidamente, ameaçando uma vasta extensão de terras e a possibilidade de se alastrar para uma área de reserva ambiental próxima. As chamas, alimentadas pelos fortes ventos e pela vegetação seca, avançaram rapidamente, criando uma situação preocupante para a comunidade local.
O fogo foi controlado após cerca de sete horas de trabalho árduo, evitando que atingisse uma reserva ambiental próxima. Apesar da perda de vegetação, o ecossistema sensível foi preservado. Estima-se que cerca de 10 hectares de vegetação tenham sido consumidos pelo incêndio. Apesar da perda significativa de área natural, a pronta ação dos bombeiros impediu que as chamas atingissem a área de reserva adjacente, preservando um ecossistema sensível e protegendo a biodiversidade local.
Embora o incêndio tenha sido controlado, as equipes de bombeiros permanecerão no local durante as próximas horas para monitorar a área e garantir que não haja reignição das chamas. Recomenda-se aos moradores que adotem medidas preventivas, como evitar queimadas, descartar corretamente materiais inflamáveis e relatar prontamente qualquer sinal de incêndio acionando o telefone de emergência 193.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramCiclone extratropical pode provocar temporais e queda de temperatura em Patrocínio no fim de semana
Grupo Marra anuncia novo centro de distribuição da Heineken em Passos
Vacimóvel percorre comunidades rurais de Patrocínio com atendimento de vacinação em fevereiro
Audiência pública vai debater novos loteamentos e ZEIS em São João da Serra Negra
Nota de Falecimento: Athaydia Francisca Peres Silva, aos 49 anos