Ainda não serão feitas entrevistas nesta etapa
Postado em: 27/06/2022
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou a coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios. Trata-se do marco de início da operação do Censo 2022. No entanto, ainda não serão feitas entrevistas e os dados serão colhidos apenas por meio de observação.
“No país inteiro e aqui na região tem vários agentes do IBGE que estão mapeando toda a cidade, marcando ruas e loteamentos novos para que quando for feita a operação do Censo, nada se perca” explica o chefe do Instituto em Patrocínio, Edmilson Laurentino.
A Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios é considerada fundamental porque todos os mais de 326 mil setores censitários, distribuídos pelos 5.570 municípios brasileiros, são visitados. A operação mobiliza mais de 22 mil supervisores até 12 de julho.
Operação censitária
O Brasil costuma realizar seu censo demográfico de 10 em 10 anos. Ele é a única pesquisa domiciliar que vai a todos os 5.570 municípios do país. O objetivo é oferecer um retrato da população brasileira e das condições domiciliares. As informações obtidas subsidiam a elaboração de políticas públicas e decisões dos governos relacionadas com a alocação de recursos financeiros.
A nova edição, que deveria ter ocorrido em 2020, foi adiada duas vezes: primeiro por conta da pandemia de covid-19 e depois por dificuldades orçamentárias.
As visitas domiciliares para realização das entrevistas devem ter início em agosto.
Daniel Henrique/Módulo FM com informações da Agência Brasil
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramEstradas mineiras terá restrição para circulação de veículos de grande porte no Natal e Réveillon
Governo de Minas divulga tabela com valores e datas de vencimento do IPVA 2026
Cinco pessoas são presas por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em Patrocínio
Homem é preso por ameaça e posse ilegal de arma em ocorrência de violência doméstica
Definidos os grupos da Copa Amapar 2026; Carajás/Fluminense representará Patrocínio