Foto: Ilustrativa
Postado em: 30/12/2020
Imagino que você ou já teve o Whatsapp clonado ou conhece alguém que teve, certo? De fato, esta modalidade de golpe cresceu de forma expressiva ao longo de 2020 e infelizmente há indícios de que deve continuar aumentando.
Em Patrocínio, nesta terça-feira, compareceram na sede do 46º Batalhão da Polícia Militar duas vítimas, um homem de 47 anos e uma mulher de 21 anos, que relataram que receberam uma ligação telefônica através do número 021 97235-6353, supostamente oriunda do Ministério da Saúde.
Segundo a PM as vítimas relataram que o estelionatário disse as vítimas que está fazendo uma pesquisa sobre a Covid-19 e após um breve diálogo solicitou que lhe enviassem um número de protocolo que chegaria em seu aparelho celular.
Segundo as vítimas, assim que receberam os códigos em seus aparelhos e os repassaram via ligação telefônica, o aplicativo Whatsapp ficou indisponível.
As vítimas tomaram conhecimento através de parentes e amigos que suas contas do aplicativo Whatsapp foram clonadas, sendo que os estelionatários solicitavam transferências de valores em nomes delas.
As vítimas relataram que até o momento do registro não tomaram conhecimento se alguém haviam feito depósito decorrente desses pedidos.
A Polícia Militar alerta a comunidade sobre medidas de segurança contra clonagens do perfil do whatsapp:
- Proteja suas informações e dados pessoais nas redes sociais, cuidado com e-mail e links suspeitos;
- Ative a confirmação em duas etapas de seu aplicativo Whatsapp;
- Nunca repasse o código de segurança do aplicativo a terceiros;
- Sempre desconfie de solicitações de valores por pessoas de sua rede de contato;
- Caso receba solicitações de depósitos, transferências, pagamentos de boletos, entre em contato imediatamente e avise a pessoa pois ela é vítima da clonagem;
- Tire prints das conversas e determine que a pessoa lhe envie um áudio para explicar melhor a sua solicitação;
- Em caso de dúvidas acione a Polícia Militar.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramPatrocínio realiza campanha de atualização da caderneta de vacinação e Dia D será em 18/10
Feirão de Empregos será realizado em Patrocínio no dia 9 de outubro
Prefeitura de Patrocínio abre credenciamento para serviços de recreação infantil
Bazar solidário será realizado em Santa Luzia dos Barros neste sábado
Minas segue sem registros de intoxicação por metanol, alerta SES-MG