Por André Luiz Costa | Módulo FM - Com Secom PMP
Postado em: 08/05/2025
O descarte seguro de materiais cortantes e perfurantes no lixo doméstico é fundamental. A recomendação tem como objetivo evitar acidentes com os garis, profissionais que lidam diariamente com o lixo e correm risco de ferimentos graves.
O alerta ganhou ainda mais força após um acidente ocorrido no dia 6 de maio, quando um gari ficou ferido durante o trabalho de coleta ao manusear um saco com material cortante. Ele sofreu cortes na mão e ficará afastado das atividades por aproximadamente 60 dias.
O caso gerou comoção e mobilizou colegas de trabalho, como o gari Thiago Silva (foto), conhecido como “Padrão Gari”, que gravou um vídeo relatando o ocorrido e fazendo um apelo à população. O vídeo viralizou nas redes sociais em Patrocínio e já tem mais de 32 mil visualizações no Instagram.
"Quando quebrar alguma coisa dentro da sua casa — qualquer tipo de objeto cortante — você vai lembrar: vou ter que colocar dentro de uma garrafa PET, ou dentro de uma caixinha de papelão, uma caixinha de sapato, uma caixinha de bombom, e vou isolar e escrever (o que tem dentro), para que, quando os garis vierem possam pegar o lixo tranquilamente para exercer sua função, seu trabalho, de uma maneira mais tranquila e mais segura", disse Thiago.
"Porque, irmãos, nós, os garis, somos pais de família, né? Nós saímos de casa, pedimos a proteção de Deus e temos a certeza de que vamos voltar em segurança. E é tão chato, meus queridos... Você vai pegar o lixo ali e, ó: mete a mão e tá cheio de caco de vidro, tá cheio de seringa desencapada. Só de encostar já entra na sua mão", completa.
A Prefeitura ainda divulgou um comunicado orientando que objetos cortantes, como vidros, lâminas, pregos e latas com bordas afiadas, sejam sempre embalados com segurança antes do descarte. Papel grosso, caixas de papelão ou garrafas plásticas são algumas das formas adequadas de proteção. A embalagem deve ser bem fechada e identificada com um aviso visível.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramGari se fere durante coleta e vídeo de colega fazendo alerta à população viraliza
STF nega novo recurso e mantém decisão que determina novo julgamento de Jorge Marra
Neto é preso após furtar casa da avó para comprar drogas, em Patrocínio
Falsos agentes do IBGE são presos em Patrocínio por aplicar golpes em idosos
Casa do Idoso Recanto São Vicente promove almoço caipira em junho