Por Anderson Rocha e Márcio Luiz | Módulo FM
Postado em: 28/01/2025
Na tarde desta terça-feira (28/01), foi realizado, na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF), em Belo Horizonte, o Conselho Técnico do Campeonato Mineiro Módulo II de 2025. Representantes dos 12 clubes participantes estiveram presentes para definir o formato e o regulamento da competição, que terá início no dia 3 de maio e término previsto para 3 de agosto.
O Clube Atlético Patrocinense (CAP) terá um calendário desafiador na primeira fase, enfrentando três clássicos regionais contra URT, Mamoré, ambos de Patos de Minas, e Uberaba Sport. Além desses confrontos, o time jogará contra Caldense, de Poços de Caldas, e Varginha, completando os adversários do grupo.
Primeira Fase:
Os times foram divididos em dois grupos de seis, organizados por região. As equipes se enfrentarão dentro de seus respectivos grupos, em turno e returno, totalizando 10 jogos por equipe. Os três primeiros colocados de cada grupo avançam para a segunda fase. Os últimos colocados de cada grupo serão rebaixados para a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro em 2026.
Segunda Fase:
Os seis classificados serão divididos em dois grupos de três equipes. Cada clube jogará quatro jogos, enfrentando apenas os adversários do próprio grupo. Os líderes de cada grupo garantirão o acesso ao Módulo I de 2026 e disputarão a grande final, que definirá o campeão do Módulo II.
Grupos definidos para a 1ª fase
Grupo A: Patrocinense, Caldense, Mamoré, Uberaba, URT e Varginha.
Grupo B: Democrata de Sete Lagoas, Guarani de Divinópolis, Ipatinga, Nacional de Muriaé, North de Montes Claros e Valeriodoce de Itabira.
Situação atual do CAP:
Na noite desta segunda-feira (27/01), o grupo responsável pela gestão do Clube Atlético Patrocinense realizou uma reunião na sede das ACIP/CDL e decidiu que, durante o período que antecede o início do campeonato, os diretores do CAP tentarão fazer acordos e parcelar as dívidas para que a equipe consiga participar da competição.
O presidente do Conselho Deliberativo do Clube José Francisco Felix, em entrevista ao repórter Márcio Luiz da Módulo FM, destacou que os diretores continuaram lutando para quitar as dívidas que o clube acumulou durante os últimos anos:
“Vamos continuar a luta para sanar essas dívidas do clube para chegar no início do campeonato a gente estar apto a disputar. Vamos confirmar a participação no arbitral e a gente vai ter um tempo ainda para correr atrás judicialmente para parcelar essas dívidas de um jeito que a gente consiga pagar para poder disputar o campeonato, como está hoje todo mundo sabe não podemos nem inscrever jogadores na FMF e na CBF por causa do Transfer ban.
Fúlvio Eduardo Barbosa, destacou que as dificuldades são muitas, mas os diretores estão empenhados em arrumar soluções para que o clube dispute a competição:
“Temos o impasse da dívida trabalhista e se ele não for resolvido nós não temos condição. Ficou decidido pelo presidente do Conselho Deliberativo José Francisco Felix ir até a Federação Mineira nesta terça-feira e dizer que nós vamos disputar. Diante desta disputa ainda vamos ter que viabilizar esse parcelamento das dívidas a longo prazo porque é a única forma que o CAP tem de pagar é a longo prazo, a curto prazo nós não conseguimos levantar receitas, porque o investidor está desconfiado de tudo que aconteceu e da situação em que o Clube Atlético Patrocinense foi deixado. Tem uma lei que faz esse parcelamento e nós contratamos uma junta jurídica através de uns advogados experiente para que eles vejam a possibilidade de ser enquadrado legalmente para que o CAP faça um plano de pagamento a longo prazo, e ai trazer o clube para a disputa do Módulo II, não temos somente a dívida, temos a dívida e ainda temos que montar uma equipe”. Destacou Fúlvio.
Marcos Antônio Silva (Marcão), destacou que nesse momento a vaidade não pode tomar conta e todos os diretores lutarem pela vida do CAP
“É o CAP em primeiro lugar, estamos unindo as forças agora, o vice-prefeito Mauricio Cunha, todo mundo tem muita confiança nele é um cara que tem abertura nas empresas então vai ajudar muito o clube. Nesta segunda-feira veio uma notícia da Federação Mineira onde estávamos tentando diminuir nossa dívida. A FMF não aceitou abaixar os débitos do clube de R$ 378 mil, mas parcelou uma parte desse montante nesse momento sendo a primeira parcela neste mês, outra em julho e outra em dezembro. O restante será novamente renegociado futuramente”, destacou Marcão.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramÚltima parcela do IPVA 2025 vence a partir de segunda-feira em Minas Gerais
Definidos os classificados da etapa municipal dos Jogos Escolares de Minas Gerais em Patrocínio
Caminhoneiro é feito refém e carga de café é roubada na BR-452
Maria Eduarda Silveira é coroada Rainha Nacional do Café 2025 em Patrocínio