.
Postado em: 07/02/2022
O Deputado Federal Welinton Prado informou recentemente que em 2021, junto com a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde com o apoio de inúmeros parlamentares de vários Estados, conseguiu aprovar no orçamento, recursos para o reajuste salarial dos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias.
Para o deputado estes profissionais são de uma categoria precarizada e possuem um grande papel social para a sociedade, por isso, é justo o reajuste no valor de R$ 1.750,00, conforme determina a Lei Federal 13708/18.
Segundo o Deputado Welinton Prado foi feito um acordo com o Ministério da Saúde, porém até o momento a emenda aditiva à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022 não foi publicada na Portaria para que os valores sejam repassados aos profissionais. Por conta disso, o parlamentar tem cobrado uma resposta da pasta para entender o que de fato ocorreu.
“A minha preocupação pessoal é o que a gente acha, isso não ficou comprovado, mas é que eles estavam querendo utilizar esse recurso para outras áreas, que nós estamos cobrando explicação, que isso não pode acontecer, porque no acordo que foi feito no orçamento tanto a presidente da comissão, como relator geral e eu e o deputado Hildo Rocha que acompanhamos de perto, ficou claro o combinado que esse recurso seria para o reajuste dos agentes comunitários de saúde e de endemias”, afirmou.
Ainda conforme Welinton Prado, ele espera a resolução do reajuste através das reuniões que serão realizadas nesta semana. Ele ainda pontuou que a situação do reajuste deve ser resolvida para poder caminhar com a aprovação da PEC 22, que estabelecerá o piso nacional dos agentes comunitários de saúde e de endemias.
Stéfany Dias/Janio Luiz – Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramVeículo fumacê vai combater mosquito da dengue a partir deste domingo; veja cronograma
Centro Espírita promove bazar solidário neste sábado em Patrocínio
Luiz Eduardo Falcão é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios
Carga de café de Patrocínio avaliada em R$ 1,5 milhão é recuperada em SP horas após assalto