Por André Luiz Costa | Módulo FM - Foto: E.E. José Eduardo Aquino / Reprodução Google
Postado em: 11/07/2025
As comunidades escolares das Escolas Estaduais José Eduardo Aquino (Morada Nova) e Irmã Gislene (São Cristóvão) manifestaram apoio à adesão ao Programa das Escolas Cívico-Militares, durante assembleias realizadas na noite desta quinta-feira (10), em Patrocínio. Com maioria dos votos favoráveis ao novo modelo de gestão, essas duas unidades se somam à Escola Estadual Dom Lustosa (São Vicente), que também já havia aprovado a proposta em assembleia realizada na quarta-feira (9).
A próxima escola a realizar sua consulta será a Professora Ormy Araújo Amaral (Nações), com assembleia marcada para a segunda-feira, 14 de julho.
Agora, conforme orientação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, as quatro escolas têm até o dia 18 de julho para confirmar se irão formalizar o aceite. A partir disso, será definida a quantidade de unidades que efetivamente serão contempladas pelo programa, podendo ser todas ou apenas algumas, de acordo com critérios técnicos da secretaria e da área da segurança pública. Entre os critérios está se haverá número suficiente de militares disponíveis para a função.
O modelo cívico-militar prevê uma gestão compartilhada entre a Secretaria de Educação, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, sem alterações no currículo pedagógico mas, segundo o Governo de Minas, com foco em valores como respeito, disciplina e cooperação.
As comunidades escolares são formadas por pais, alunos e servidores.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramHomem tenta fugir pelo telhado, mas é preso por tráfico de drogas em Monte Carmelo
Polícia Militar prende homem com 25 pedras de crack em Guimarânia
Polícia Militar prende jovem com drogas, dinheiro e balança de precisão no bairro Enéas
Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Patrocínio nesta quinta-feira e fará 50 manobras