.
Postado em: 09/03/2022
Foi realizada na manhã desta terça-feira (08) no Plenário da Câmara Municipal de Patrocínio a 5ª Reunião Ordinária de 2022. Dentre os projetos debatidos estão o programa de certificação de selo “Empresa Crescer Patrocínio” e o que dispõe sobre gratuidade do transporte coletivo urbano aos portadores de deficiência física e mental.
Ao abrir a reunião, o Presidente da Câmara, Florisvaldo José de Souza (Valtinho-DEM) fez uma homenagem às mulheres da Casa de Leis, reunindo servidoras, assessoras e vereadoras, parabenizando-as pelo Dia Internacional da Mulher.
Durante a sessão, sete Processos de Leis foram encaminhados para as Comissões Permanentes da Casa de Leis para emissão de parecer. Em Primeira Votação, foram aprovados nove projetos de leis e um outro foi retirado de pauta a pedido de seu autor, Vereador Paulo Roberto dos Santos (PSD).
Dentre os processos aprovados está o de nº 392/2022 (05/2022) que autoriza o Executivo Municipal a conceder outorga onerosa mediante licitação do direito de uso das estradas vicinais e rodovias municipais para fins de prestação de serviços de transmissão de energia fotovoltaica e dá outras providências, de autoria do Prefeito Municipal. Este que gerou grande dúvida entre os vereadores por conta de seu texto.
“Todos nós sabemos que o mundo está voltado para energia fotovoltaica a gente pode observar as grandes empresas, principalmente no nordeste. Enfim, e para solucionar esse problema fotovoltaico, a própria Cemig ela está orientando as pessoas para que partam para a fotovoltaica, e o governo quer dar uma condição maior para que essas redes chegam nos locais onde não tem a destinação correta de rede, como a rede de internet”, explicou o Presidente da Câmara Florisvaldo José de Souza (DEM).
Em Segunda Votação e Redação Final foram aprovados seis projetos de leis sendo eles:
Durante as votações o Vereador Paulo Roberto dos Santos (PSD) questionou por diversas vezes o motivo de tantos projetos de denominação pública. “Eu pedi aqui até o presidente da casa que regularmente e que pare realmente ficar anexando ano nome em cima de nome dentro dos complexos”, afirmou.
Em Discussão e Votação Única o Processo de Resolução nº 14/202, que acrescenta o inciso 14 ao art. 56 e o inciso 13 ao art. 60, ambos da Resolução nº 55, de 11 de julho de 2017, que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal, de autoria dos parlamentares da Casa de Leis foi aprovado.
Ainda na reunião foram aprovadas dez Indicações e dez Moções de Aplausos. Além disso, foi aprovado uma Moção de Repúdio ao Governador Romeu Zema devido ao Programa de Concessões Rodoviárias, onde está listada a BR-365.
Por Stéfany Dias/Janio Luiz - ASCOM/Câmara Municipal
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramVeículo fumacê vai combater mosquito da dengue a partir deste domingo; veja cronograma
Centro Espírita promove bazar solidário neste sábado em Patrocínio
Luiz Eduardo Falcão é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios
Carga de café de Patrocínio avaliada em R$ 1,5 milhão é recuperada em SP horas após assalto